3 de abr. de 2011

A Sonhada Autonomia
Kássia C. Trapp

A palavra autonomia significa: liberdade moral, intelectual e independência administrativa. Ela sempre existiu no dicionário, porém basta voltarmos para o século passado que percebemos que ela nem sempre foi utilizada pelas pessoas.
Hoje podemos usufruir de nossa autonomia, escolhendo com quem sair, que profissão escolher e o que fazer. Já no tempo de nossos avós não era bem assim. Eram os pais que escolhiam a profissão que dos filhos, em quem eles deveriam votar, com quem se relacionar, que roupa vestir....

Ainda bem que nascemos num tempo em que a autonomia é um direito do qual podemos desfrutar. Mas não é tão simples assim convivermos com nossa liberdade moral. Podemos escolher livremente a profissão que queremos, mas são muitos os jovens que ficam desesperados pois não sabem que caminho seguir. Temos total liberdade de pensarmos e falarmos o que queremos, afinal não vivemos mais num regime militar onde só se falava o que os "poderosos" queriam ouvir. Porém às vezes acabamos falando demais e  as conseqüências disso nem sempre são agradáveis.
É maravilhoso poder levar uma vida onde nós mesmos escolhemos o que queremos fazer, mas temos que ter a consciência de que toda a ação tem uma reação. A ação em que elegemos um político, nem sempre reflete numa reação agradável na administração pública. Por isso, que saibamos medir as conseqüências de nossos atos, pois mesmo sendo pessoas livre, autônomas, não podemos sair por aí e fazermos o que bem entendemos.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial